DISCIPLINA DOS JOGADORES
Princípios Básicos
É através de disciplina, controle e respeito mútuo que o espírito do jogo floresce e, no contexto de um jogo fisicamente desafiador como o rugby, estas são as qualidades que moldam o companheirismo e senso de jogo limpo (“fair play”) essenciais para o contínuo sucesso e sobrevivência do Rio Rugby. Abaixo estão alguns príncipios básicos os quais espera-se que sejam aderidos pelos jogadores;
Antes de Jogar
1. Rugby é um esporte de contato. Aos jogadores é recomendado portar algum tipo de seguro-saúde em caso de lesão. Ao jogar, o indivíduo concorda que o Rio Rugby e seus administradores ou jogadores não podem ser considerados responsáveis por nenhuma lesão ou perda de qualquer jogador. Se você não concorda ou não aceita esta condição, você deve parar de jogar imediatamente.
2. Todos os jogadores irão garantir que entendem as Leis e Regulamentações que regem o esporte do rugby. Um cópia das Leis e Regulamentações será disponibilizada caso requerida.
3. Todos os jogadores garantirão estar em dia com as mensalidades. É somente com o pagamento regular destas taxas que o clube pode sobreviver e crescer. Caso um jogador atrase mais do que dois (2) pagamentos em sequência, este não poderá ser escalado para jogos até quitar suas dívidas com o clube.
4. Jogadores chegarão ao campo ou ponto de encontro na hora marcada. Não é aceitável chegar atrasado, pois ao faze-lo estará prejudicando a performance do time. Jogadores que se atrasarem por mais de 30 minutos podem perder sua posição de titular no time.
5. Jogadores devem lever água suficiente para sua necessidade pessoal para todos os jogos / sessões de treinos. Isso não será provido pelo clube de graça. Jogadores não poderão jogar/treinar caso não tenham água suficiente para suprir suas necessidades pessoais. Jogadores devem levar seu equipamento de treino às sessões (ex.: shorts, camisa, chuteira, etc.)
Treinamento
6. Jogadores que aspiram ser escalados para um jogo devem treinar regularmente. O clube pratica uma política de “Não treina = não joga”. Se o jogador está mais de 30 minutos atrasado para o começo do treino no horário previamente marcado, este atraso contará como falta. Caso os responsáveis pelo treino / seleção sejam notificados préviamente da ausência ou atraso, poderão haver exceções à esta política.
7. O tempo das sessões de treino não será gasto com obtenção de preparo físico básico. É de responsabilidade individual a garantia de estar preparado físicamente para os jogo e em plena forma física. Programas de treinamento serão disponibilizados caso requeridos.
Durante Jogo
8. Jogadores devem respeitar e jogar dentro das Leis & Regulamentações que regem o esporte do rugby, como estabelecido pela International Rugby Board (IRB).
9. O Capitão é a única voz no time. Se o jogador deseja discutir qualquer tipo de decisão com o juíz, isto deve ser feito através do Capitão. Jogadores irão respeitar e apoiar as decisões do Capitão.
10. O Capitão irá tomar todas as decisões em campo, por exemplo, quando chutar para os postes na eventualidade de um penal ser marcado à nosso favor. Os únicos jogadores que podem habilitar a bola rápido em um penal são o Capitão, o número 9 e o número 10. Nenhum outro jogador pode tomar esta decisão.
11. As jogadas de Lineout serão chamadas pelo capitão (se este for um forward). Jogadas de ataque e defesa dos backs serão feitas pelo número 10.
12. Se um jogadore receber um (1) cartão vermelho num jogo, ele não estará disponível para escalação no jogo seguinte, porém deve continuar treinando normalmente para poder ser escalado futuramente.
13. Se um jogador receber dois (2) cartões amarelhos no mesmo campeonato, ele não estará disponível para escalação no jogo seguinte, porém deve continuar treinando normalmente para poder ser escalado futuramente.
14. Infrações sérias recorrentes serão encaminhadas à administração do clube para o acionamento de medidas apropriadas.
Pós-Jogo
15. Antes de deixar a área do campo, jogadores irão garantir que todo o lixo foi removido e as dependências do campo estão em boas condições.
CÓDIGO DE CONDUTA DOS JOGADORES
Os Princípios deste Código de Conduta garantem um ambiente acessível, seguro e agradável, onde todos os jogadores de rugby podem desenvolver todo seu potencial, ganhando satisfação pessoal através do rugby competitivo. Jogadores que representam seu clube em jogos de rugby e atividades relacionadas são reconhecidos como embaixadores daquele clube, e do rugby em geral. Como jogador, espera-se que você tenha lido e concordado com os princípios abaixo:
1. Jogadores irão agir nas dependências, campos e vestiários, com dignidade, cortesia, e respeito por outros usuários e suas propriedades. Nenhum time irá aceitar responsabilidade por qualquer perda ou dano de objetos pessoais.
2. Jogadores devem respeitar e jogar dentro das Leis & Regulamentações que governam o esporte do rugby, como estabelecido pela International Rugby Board (IRB). Uma cópia das Leis e Regulamentações será disponibilizada caso requerida.
3. Jogadores devem se comportar de acordo com o espírito e valores positivos do rugby, incluindo o jogo limpo (“fair play”), respeito, tolerância, igualdade, alto padrão de comportamento individual e integridade, dentro e fora de campo.
4. Jogadores devem extender este respeito e cortesia aos juízes e oficiais do jogo, e agir de acordo imediatamente perante qualquer marcação, decisão ou pedido que eles façam, antes, durante, ou depois das partidas. Qualquer comentário com relação à arbitragem deve ser feito diretamente através do capitão, ou treinador, que irá comunicar o árbitro.
5. Jogadores irão tratar com respeito e cortesia seus companheiros de time, treinadores, organizadores, os que selecionam o time para jogos, oficiais do time, torcedores e espectadores.
6. Jogadores irão respeitar a dignidade e integridade da oposição, e tratar a infra-estrutura, propriedade, membros e jogadores dos outros times com cortesia e respeito.
7. Jogadores irão buscar jogar com segurança, com relação a si próprio, e os outros jogadores em campo durante uma partida de rugby.
8. Jogadores devem aceitar todos os pedidos cabíveis feitos pelos Oficiais e auxiliaries ou seus delegados, feitos dentro de suas responsabilidades, reconhecendo os esforços feitos para o desenvolvimento do rugby no Rio de Janeiro.
Jogadores devem estar cientes de que a quebra de qualquer um dos princípios acima do Código de Conduta poderá resultar na expulsão do time e dos processos de seleção.
Acho que temos que adotar isso urgente!!!!
ResponderExcluir